domingo, 21 de março de 2010

Nelly Coelho e a imagem no livro infantil

‘(...) Resumindo o valor psicológico / pedagógico /estético / emocional da linguagem imagem-texto no livro infantil, temos:
Estimula o olhar, como agente principal, na estruturação do mundo interior da criança, em relação ao mundo exterior que ela está descobrindo.
Estimula a atenção visual e o desenvolvimento da capacidade de percepção.
Facilita a comunicação entre a criança e a situação proposta pela narrativa, pois permite a concepção imediata e global do que vê.
Concretiza relações abstratas que, só através da palavra, a mente infantil teria dificuldade em perceber; e contribui para o desenvolvimento da capacidade da criança à seleção, organização abstração e síntese dos elementos que compõe o todo.
Pela força com que toca a sensibilidade da criança, permite que se fixem, de maneira significativa e durável, sensações ou impressões que a leitura deve transmitir. Se elaborada com arte ou inteligência, a imagem aprofunda o poder mágico da palavra e facilita à criança o convívio familiar com o universo dos livros lhe desvendam.
Estimula e enriquece a imaginação infantil e ativa a potencialidade criadora, natural em todo ser humano e que, muitas vezes, permanece latente durante toda a existência, por falta de estímulo.’
(COELHO, 1997)

Um comentário:

Ama disse...

Por favor! Gostaria de saber,o nome do livro de onde essa citação foi retirada?