domingo, 21 de março de 2010

A imagem em um tipo determinado de impresso: o livro infantil.


No livro infantil a preocupação com a visualidade é imprescindível. Qual o grau de alfabetização do leitor? Como vem se constituindo o seu letramento? Com que imagens (ilustrações, tipografias etc) ele já é capaz de dialogar? Estas são questões indispensáveis ao designer quando pretende projetar um livro para crianças. Incentivando a educação através da leitura de imagens, o designer pode aproximar o livro do pequeno leitor, e convidá-lo a iniciar uma complexa produção de sentidos, tanto da palavra, quanto da imagem. Esse leitor, criança que está descobrindo muitas informações a respeito do universo que a rodeia, é sincero em sua interpretação e curiosidade, e exigente, pois se um livro não lhe agradar , ele não o lê.
A linguagem visual é uma linguagem, e não uma língua. Portanto, ela tem uma liberdade de percepção maior do que todas as normatizações e códigos complexos de uma língua. O projeto gráfico (incluindo ilustração, tipografia, diagramação e produção gráfica), neste caso, toma o compromisso de ativar potencialidades criadoras da mente infantil, através de imagens lúdicas que representem, não de maneira óbvia, mensagens apresentadas pelo verbo. Por este viés, a iconicidade de um livro não é mais estudada separadamente de seu texto, mas em uma relação fabular-icônica, de interdependência. Não se trata de estudar pedaços ou todos de uma imagem que irão ser fiéis ao texto e legíveis ao leitor, mas se trata de perceber estas imagens como parte da leitura, em co-autoria, acrescentando, sobrepondo, enriquecendo e aproximando através de relações concretas a história contada. As ilustrações trazem imagens muitas vezes já conhecidas do repertório de visão do pequeno leitor, imagens estas que contribuem para incentivar e aprimorar as relações de alfabetização e letramento. Por esse viés, encontramos importância substancial no ilustrador e designer de livros que, ao trazer mensagens visuais para a história escrita, passa a contá-la de maneira lúdica, incitando a curiosidade pela leitura do texto. (LIMA, 2005)

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