Proponho uma reflexão. Do que é o design perante uma sociedade que questiona suas prioridades, com a escassez de recursos naturais, o individualismo exacerbado, a corrida para o sucesso.
E, o mais importante: qual é o papel dos novos designers nesta sociedade?
Sugiro que pensemos o Design como uma forma de fazer brilhar o olhar, não apenas de ser visto ou utilizado. Isto é, que vocês, designers que se formam hoje, gerem produtos, serviços, soluções não apenas gráficas e funcionais, mas que façam sentido, que ajudem a refletir sobre o uso das coisas. Se utilizem destas novas palavras da onda: reciclagem, reutilização, sustentabilidade, reaproveitamento, consumo consciente, lucro responsável, planejamento E, PRINCIPALMENTE, RESPEITO, para construir seus projetos.
Lá em sala parabenizei muitos de vocês por aprenderem a ouvir, pela organização, pelo brilho enquanto falavam de coisas que lhes são muito preciosas. Comecem por aí, não desistam nunca de acreditar em vocês, no que fazem e façam, corram atrás dos seus sonhos. Haverá de fato muita luta, algumas derrotas, escolhas, Mas façam de tudo isso um crescimento, aprendizado, valorizando vocês mesmos, e cada um que estiver na vida com vocês.
Gostaria de abraçá-los, então, sintam-se abraçados. Cuidem-se. Acreditem. Façam. Busquem conhecer sempre mais. O designer precisa do conhecimento agregado à prática, se um ficar longe do outro, os projetos perdem em vivacidade e contemporaneidade.
Gostaria de dizer mais, mas a festa é de vocês então, DIVIRTAM-SE!
Novamente meus parabéns, meu agradecimento por compartilhar de um momento único e inesquecível, minha vontade de estar ao alcance e a esperança... a certeza de que vocês serão multiplicadores de um Design consciente, social, responsável, planejado e prazeroso.
terça-feira, 23 de março de 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
2 comentários:
Já coloquei o link na minha sala de aula virtual!!!
bjs
eliane bettocchi
Oi Eliane, que bom. Valeu!
Obrigada pela visita.
Beijos
Postar um comentário